ZESTOS, O POVO DAS TERRAS ÁRIDAS
Moradores dos desertos de Gaia, conhecidos por sua grande resistência ao calor e sua imensa aptidão para se adaptar em locais de poucos recursos, os Zestos têm muita facilidade em sobreviver onde nenhuma outra raça terrestre de Gaia conseguiria.
Por preferência, se adequaram a viver em áreas de longas secas e temperaturas altas e duradouras, razão estratégica para que seus inimigos tivessem dificuldade em invadir os seus domínios, ou para que as terras reivindicadas não fossem disputadas por outras raças. Eles mantém sua sobrevivência alimentando-se de terra, cactos e água de plantas retiradas de locais de seca, fazendo qualquer terreno árido o cenário perfeito para a sua sobrevivência.
Apesar de terem uma adaptabilidade ótima para viver em locais onde praticamente não há vida, eles não conseguem se adaptar às regiões com baixas temperaturas ou regiões de águas violentas. os mestres e líderes dos Zestos são treinados desde pequenos a caçar e colher no deserto, fazendo com que qualquer outro ambiente seja de difícil adaptação para eles.
Os Zestos são nômades por natureza, porém não é incomum você ver civilizações instaladas em locais que eles consideram excelentes para sua sobrevivência. A capital Zesto fica localizada no maior deserto de Gaia, no continente de Terras Vermelhas, e foi batizada de Areias de Sangue, uma grande concentração de acampamentos que acabou se tornando uma cidade com o passar dos anos. A viagem até a capital é difícil e poucos são os aventureiros de outras raças que conseguiram chegar até lá. Dizem as lendas que os corpos que ficam durante o caminho são devorados por Caçapés, os temidos vermes gigantes do deserto.
A forte proximidade com o calor fez com que os Zestos acreditassem que Agni era o Elemento que zelava por eles, e não demorou para que as crenças no Ícone do fogo se tornasse comum. Também era sabido que Agni apontava como Avatar do fogo o Amarante mais valente de sua geração, o que encorajava os Zestos a continuarem peregrinando e enfrentando novos perigos, como uma provação para seu Ícone.
Em suas peregrinações, eles se chamavam de Amarantes, por serem um ponto "vermelho fogo no meio da imensidão de areia", tal como a flor de amarante, que nasce apenas nos desertos das Terras Vermelhas.
AS TERRAS DE FAMFRIT
E OS MAIS FEROZES
Em seu início, a falta de conhecimento geológico fez com que uma migração malsucedida quase extinguisse os Zestos. As doenças que surgiram como consequência, em sua maioria desconhecida, acabaram matando muitos dos que estavam tentando sobreviver a mais um ciclo.
As baixas temperaturas das terras mais ao sul de Famfrit foram exploradas nesta migração e fizeram com que muitos que não morreram por doença, morressem congelados pelo frio implacável das regiões montanhosas ou pelas marés altas em épocas de lua cheia, onde o terreno para caça era alterado.
Devido a este evento, uma migração forçada para o norte daquela mesma região botou todos os Zestos presentes à prova, e no final apenas os mais fortes sobreviveram. Isso fez com que aqueles Amarantes em específico se tornassem brutais saqueadores, já que essa jornada de sobrevivência custou absolutamente tudo para eles. Tomando pertences e comida, e as vezes até mesmo a vida de quem cruzava o seu caminho, foi o único modo que aqueles nômades se mantivessem firmes durante e depois da crise. A fama que se fez em cima destes sobreviventes foi o suficiente para afastar qualquer aventureiro por gerações, deixando todos cientes de que os Amarantes são viajantes implacáveis e perigosos. Estes foram conhecidos como "Os Mais Ferozes", que agora habitavam as Terras de Famfrit.
Atualmente, com tempos mais calmos conforme os ciclos foram passando, os Amarantes tornaram-se menos agressivos e os Zestos criaram mais bases por Gaia, dentre elas, a base na Garganta de Famfrit, que já foi a morada do atual Avatar do Fogo, Brutus "Garra de Sangue". Entretanto, se enganam aqueles que podem atravessar as Terras de Famfrit sem precisar tomar cuidado, pois apesar de não terem mais uma natureza caótica, os Amarantes da região farão de tudo para proteger o seu povo de qualquer um que eles considerem uma ameaça.